Autor@: Greogory Burns
Tradutor@: Eduardo Rieche
Editora/Ano de publicação: BestBusiness / 2009
Nª de págs: 306
Estado de conservação: Exemplar em excelente estado, livre de marcações e assinaturas, páginas levemente amareladas e com alguma sujeira.
Sinopse:
"Hoje sabemos que a maior parte das decisões tomadas pelas pessoas pode ter suas origens rastreadas nas atividades dos neurônios em partes específicas do cérebro", explica Burns, professor de neuroeconomia da Emory University. Isto quer dizer, segundo o autor, que os diferentes modos de alguém pensar e agir são resultado das diferentes formas de conexão cerebral. Enquanto o senso comum diz que os iconoclastas são pessoas diferentes por fazerem coisas que a maioria acha impossível, Berns vai além. Para ele, o cérebro do iconoclasta é simplesmente diferente. E reage de forma distinta em relação a três obstáculos diante dos quais a maioria das pessoas recua: percepção ineficiente, medo do fracasso e incapacidade de convencer os outros.Burns mostra em seu livro que o cérebro humano tende a poupar energia e para isso usa atalhos quando se depara com desafios de interpretar novos estímulos. Um atalho pode ser, por exemplo, a associação da novidade com experiências anteriores - o que resulta, na maioria das vezes, em ideias pouco ou nada originais. O iconoclasta - seja porque nasceu assim, seja porque adquiriu esta habilidade - consegue fugir desta armadilha. Não é à toa, diz o autor, que são pessoas sempre em busca de experiências novas. Se a novidade causa medo à maioria das pessoas, ela não assusta o iconoclasta. Em O iconoclasta, Burns apresenta o resultado de suas pesquisas e as ilustra com histórias de inovadores famosos. Walt Disney, que passava horas observando desenhos em uma tela de cinema, imaginou os filmes em película e as ilustrações se combinando de uma forma revolucionária. David Dreman, investidor prestigiado, superou o medo do fracasso estudando a psicologia do mercado e obteve grandes lucros com ações até então subestimadas. Ray Kroc criou novas formas de se relacionar com os clientes do McDonald’s, alcançando a liderança em seu ramo. Segundo o autor, os iconoclastas não são superiores nem inferiores, mas enxergam o mundo de forma diferente, em virtude de seus cérebros comportarem-se de maneira atípica.
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