Autor@: Haroldo de Campos (Org)
Tradutor@:
Editora/Ano de publicação: EdUsP / 1994
Nª de págs: 237
Estado de conservação: Exemplar em bom estado, livre de marcações e assinaturas, páginas levemente amareladas e oxidadas.
Sinopse:
Os seis ensaios aqui reunidos consideram a escrita ideogramática a partir de ângulos diversos. O aspecto estético ressalta num texto que impressionou Ezra Pound, "Os Caracteres da Escrita Chinesa como Instrumento para a Poesia", de autoria de Ernest Fenollosa, assim como em "O Princípio Cinematográfico e o Ideograma", escrito pelo cineasta Siérguei Eisenstein. Já a abordagem lógico-filosófica é preponderante nos textos de Yu-Kuang Chu e Chang Tung-Sun, cujas teses estão intimamente relacionadas com mas apresentadas por S. I. Hayakawa em "O que Significa Estrutura Aristotélica da Linguagem?", também incluído no volume. O conjunto dessas reflexões é sintetizado por Haroldo de Campos no ensaio introdutório, em que o teórico e poeta faz uso dosconceitos de anagrama (de Saussure) e diagrama (de Peirce) para analisar as concepções de Fenollosa sobre linguagem e poesia.